domingo, 31 de agosto de 2014

Magno Pacheco vence do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

SURFISTA FOI O PRIMEIRO A GARANTIR O TÍTULO ESPECIAL DO CIRCUITO PELA TERCEIRA VEZ E, COMO PRÊMIO, FATUROU UMA VIAGEM PARA A INDONÉSIA

[caption id="attachment_1401" align="alignleft" width="300"]Magno Pacheco FOTO:Silvia Winik Magno Pacheco FOTO:Silvia Winik[/caption]

Magno Pacheco é o supercampeão do Rip Curl Guarujaense 2014. Assim como no ano passado, o surfista de 25 anos faturou a categoria open e foi o melhor na disputa entre os campeões do Circuito, na 3ª e decisiva etapa do ranking, neste domingo (31), na praia do Tombo, em Guarujá.

Esta foi a terceira vez que Tim, como é conhecido, garantiu o título especial e como prêmio, ganhou uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali. Outro destaque do campeonato foi Eduardo Motta, conquistando os títulos da iniciante e da estreante (onde comemorou o tri).

O veterano Jojó de Olivença ergueu novamente a taça da master, sendo o único a ter 100% de aproveitamento nas três etapas. Também comemoraram os títulos Edgard Groggia, na júnior; Leonardo Guimarães, na mirim; Michel Jonas, no SUP; Kayane Reis, com o bi na feminina; e Luan Xavier, na longboard. Como Kayane é de Saquarema e Luan é de Itanhaém, Erica Lima e Danilo Rodrigo foram declarados campeões municipais, respectivamente.

Na etapa, o destaque foi Vitor Mendes, vitorioso em duas categorias, a júnior e a mirim. Gabriel André também chegou a duas finais, mesmo com fortes dores nas costas, ficando em quarto na open e na júnior. Carlos Bahia, de São Sebastião, levou a melhor na longboard, e no SUP, uma final de nível mundial, com Eric Miyakawa vencedor, Matheus Salazar, atual campeão brasileiro profissional, em segundo lugar, Michel Jonas, em terceiro, seguido do Leco Salazar, campeão do Mundo em 2012.

Na final para definir o supercampeão, seis surfistas no mar. Além de Magno, Edgard Groggia, Leonardo Guimarães, Eduardo Motta, Jojó de Olivença e Danilo Rodrigo. Uma bateria “democrática”, com pranchinhas e pranchão e a idade indo dos 11 de Mottinha aos 47 do veterano Jojó, que tem na “bagagem”, o bicampeonato brasileiro profissional e temporadas no WCT.

Magno, que já vinha surfando muito bem, manteve o ritmo. Logo na segunda onda, garantiu um 7,5, com três manobras fortes, para assumir a ponta. Depois, tirou um 6,33 para consolidar a liderança. A disputa pelo segundo lugar estava equilibrada, entre Edgard e Danilo. Leonardo também chegou perto. Faltando um minuto, o campeão júnior voou para tentar virar o jogo, tirando 6,57.

E para não correr risco, Magno pegou uma esquerda, imprimiu grande velocidade, terminando com um belo aéreo, para arrancar 9,60 dos juízes e fechar com chave-de-ouro o Circuito e comemorar o tri do supercampeão. “Estou muito feliz. Essa conquista é resultado de treino, de foco. Quando soube que o prêmio desse ano seria uma viagem para a Indonésia, um lugar que eu já fui e queria voltar, mesmo pagando do meu bolso, me animei e me preparei para ganhar. Agora, com essa premiação, é sensacional”, vibrou.

Ele também comentou a onda final, a melhor do evento. “Vi o Edgard surfando, a galera gritando na areia e pensei: vou ter de pegar uma da série. Fui para o tudo ou nada e consegui aquele aéreo. Estou amarradão”, disse o surfista, agradecendo ao técnico Ademir Silva e aproveitando para divulgar que está sem patrocínio.  “Mas estou feliz por ganhar o circuito da minha cidade e que tem um nível excelente”, complementou.

Para Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil, a avaliação do Circuito foi positiva, principalmente pela iniciativa de fazer etapas móveis, com a definição das praias dias antes, conforme a previsão das ondas. “Isso garantiu que as etapas fossem disputadas nas melhores situações, que o final de semana proporcionaria. Tivemos ótimas condições nas três etapas”, comentou.

Ele já adiantou que a marca deve seguir patrocinando o Circuito em 2015, mantendo o vínculo com Guarujá. “A Rip Curl fica muito feliz de patrocinar, pelo sexto ano seguido, o evento da Cidade onde a empresa possui a sua sede no Brasil, mais uma vez reforçando o nosso vinculo com a comunidade, através de ações do meio ambiente e desse campeonato incrível”, ressaltou. “A ideia é continuar”, reforçou.

Nas finais da etapa, Kauê Germano levou na iniciante, deixando Eduardo Motta em segundo. Na estreante, o resultado se inverteu. Na feminina, Júlia Santos venceu pela segunda vez seguida. Na mirim e na júnior, Vitor Mendes, que não participou das duas primeiras etapas, porque estava na Indonésia, surfou muito bem, sem dar chances aos rivais.

Na longboard, Carlos Bahia mostrou um surf radical para superar o veterano Amaro Matos. Na master, Jojó, mesmo com uma interferência (sendo punido com a perda de metade da sua segunda nota), manteve a ponta. No SUP, Eric Miyakawa, com um 8,33, foi o melhor. Matheus Salazar, com um 7,93, ainda chegou perto, mas não conseguiu virar. Na open, Magno realmente mostrou que estava muito bem, vencendo a bateria.

O Rip Curl Guarujaense de Surf teve patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

SUPERCAMPEÃO 2014

1 Magno Pacheco – 17,10

2 Edgard Groggia – 11,54

3 Danilo Rodrigo – 11,53

4 Leonardo Guimarães – 9,60

5 Jojó de Olivença – 9,30

6 Eduardo Motta – 5,93

RANKING FINAL- APÓS 3 ETAPAS OPEN

1 Magno Pacheco – 2.900

2 Carlos Eduardo – 2.556

3 Kalani Silva – 1.896

4 Wesley Moraes – 1.760

JÚNIOR

1 Edgard Groggia – 2.710

2 Leonardo Guimarães – 1.690

3 Gabriel André – 1.620

4 Kauê Silva – 1.612

SUP

1 Michel Jonas – 2.620

2 Eric Miyakawa – 2.000

3 Adriano Lima – 1.943

3 Angelo Gomes – 1.718

MASTER

1 Jojó de Olivença – 3.000

2 Kias de Souza – 2.331

3 Rogério Guirra – 2.276

4 Eduardo Febem – 2.114

LONGBOARD

1 Luan Xavier (Itanhaém) – 2.539

2 Danilo Rodrigo – 2.087

3 Jonas Lima (Itanhaém) – 1.916

4 Bruno Prosdócimi – 1.771

MIRIM

1 Leonardo Guimarães – 2.629

2 Giovani Pontes – 2.160

3 Alax Soares – 1.718

4 Derek Marcio – 1.466

INICIANTE

1 Eduardo Motta – 2.900

2 Guilherme Jesus - 2.241

3 Kauê Germano – 1.810

4 Mateus Lima – 1.710

FEMININO

1 Kayane Reis (Saquarema/RJ) – 2.656

2 Erica Lima – 2.241

3 Louise Frumento – 1.2.160

4 Júlia Santos (São Vicente) – 2.000

ESTREANTE

1 Eduardo Motta – 2.900

2 Kauai Marinho (Saquarema/RJ) – 2.276

3 Luiz Fernando – 1.968

4 Kauê Germano (São Sebastião) – 1.900

RESULTADOS DA ETAPA; OPEN

1 Magno Pacheco

2 Wesley Moraes

3 Nathan Brandi

4 Gabriel André

JÚNIOR

1 Vitor Mendes

2 Edgard Groggia

3 Guilherme Silva

4 Gabriel André

SUP

1 Eric Miyakawa

2 Matheus Salazar (Santos)

3 Michel Jonas

4 Leco Salazar (Santos)

MASTER

1 Jojó de Olivença

2 Kias de Souza

3 Will Amaro

4 Ricardo Pupo

LONGBOARD

1 Carlos Bahia (São Sebastião)

2 Amaro Matos

3 Luan Xavier (Itanhaém)

4 Daniel Farias

MIRIM

1 Vitor Mendes

2 Giovanni Pontes

3 Derek Marcio

4 Leonardo Guimarães

INICIANTE

1 Kauê Germano (São Sebastião)

2 Eduardo Motta

3 Guilherme Jesus

4 Luiz Fernando

FEMININO

1 Júlia Santos (São Vicente)

2 Kayane Reis (Saquarema/RJ)

3 Iara Stella

4 Louise Frumento

ESTREANTE

1 Eduardo Motta

2 Kauê Germano (São Sebastião)

3 Kauai Marinho (Saquarema/RJ)

4 Rafael Nogueira

Fonte: Associação de Surf de Guarujá/FMA Notícias

Por: Fabio Maradei

Magno Pacheco vence do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

ASP 6-Star Pantin Classic Galicia Pro

Cearense derrotou a australiana Bronte Macaulay na onda que surfou nos últimos segundos da final do ASP 6-Star Pantin Classic Galicia Pro para confirmar a volta do Brasil ao WCT feminino em 2015




[caption id="attachment_1393" align="alignleft" width="300"]Silvana Lima vence na Espanha Foto ASP Thomas Lodin Silvana Lima vence na Espanha Foto ASP Thomas Lodin[/caption]

O Brasil e a América do Sul voltam a ter uma representante no seleto grupo das top-17 do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour em 2015. A brasileira Silvana Lima, 29 anos, faturou o título do ASP 6-Star Pantin Classic Galicia Pro neste sábado na Espanha e já garantiu o seu retorno à elite mundial feminina, antes mesmo das três etapas da nova "perna sul-americana" da ASP South America que será disputada nos meses de outubro e novembro no Brasil e no Chile. A segunda vitória da cearense na temporada foi conquistada na onda que ela surfou nos últimos segundos da final contra a jovem australiana Bronte Macaulay, 20, nas ondas da Playa de Pantin, em Valdovino, na Galicia, Espanha.

"Eu estou muito feliz por ganhar esse evento aqui de uma forma tão incrível", disse Silvana Lima. "A Bronte (Macaulay) surfou muito bem o evento todo e sei o quanto ela queria vencer essa final. Mas, Deus me deu essa onda nos últimos segundos e sou muito grata por isso. Honestamente, eu não achava que poderia obter a pontuação, mas quando vi aquela onda eu sabia que tinha uma boa oportunidade para isso e estou feliz por ter conseguido a virada".

a morou, Itacaré, no litoral sul da Bahia. E o ASP Women´s Qualifying Series será encerrado nos dias 13 a 16 de novembro no Maui Women´s Pro nas grandes ondas de Punta de Lobos, em Pichilemu, no Chile.

"É claro que eu vou para o Brasil. Eu adoro competir e sempre me sinto confiante em casa", disse Silvana Lima. "Como já garanti minha vaga, será melhor ainda, pois estarei bem mais relaxada, sem pressão por resultados. Vai ser como um período de férias para mim agora e eu estou feliz em saber que no ano que vem estarei de novo lá no WCT representando o Brasil entre as melhores do mundo e principalmente voltando a disputar o título mundial".

O Pantin Classic Galicia Pro foi a última prova com nível máximo 6 estrelas que vale 3.500 pontos da temporada e a lista das seis indicadas pelo ASP Women´s Qualifying Series para completar o seleto grupo das top-17 do WCT feminino está praticamente definida. Assim como Silvana Lima, a norte-americana Sage Erickson, segunda colocada no ranking, recuperou a vaga perdida no ano passado. Depois, vêm três surfistas da elite atual que já garantiram suas permanências pelo ranking de acesso, as australianas Laura Enever (3.o no ranking) e Nikki Van Dijk (4.o) e a havaiana Coco Ho (5.o). Em seguida, tem uma novidade para o ano que vem, a havaiana Tatiana Weston-Webb, em sexto lugar no ranking.

ÚLTIMA VAGA - No momento, Laura Enever ocupa a décima posição no ranking do WCT, que mantém justamente as dez primeiras colocadas no grupo das top-17. Ela foi barrada nas semifinais pela campeã Silvana Lima e ficou feliz pelo terceiro lugar na Espanha, pois com este resultado pode até sair do G-10 do WCT, mas já está garantida na elite por mais um ano. Como Enever está entrando pelo ranking principal, o ASP Qualifying Series vai classificando até a sétima colocada, a havaiana Alessa Quizon. Esta é a única vaga que ainda está em jogo, pois a australiana Keely Andrew em nono lugar, têm chances matemáticas de ultrapassar os 7.490 pontos dela nas duas etapas da "perna sul-americana" que serão disputadas no Brasil.

"Eu tive duas oportunidades de vencer a Silvana (Lima), só que eu caí nas ondas", disse Laura Enever. "Mas não importa e estou feliz porque o terceiro lugar era realmente tudo o que eu precisava para solidificar a minha vaga no WCT. Minha única razão em vir para a Europa era tentar tirar essa pressão para os próximos eventos do WCT. A meta foi cumprida e agora vou mais tranquila e muito mais animada para Trestles (próxima etapa de 9 a 20 de setembro nos EUA) e para as próximas etapas que faltam para fechar o ano no WCT".

VICE-CAMPEÃ - Sem chances matemáticas de brigar por vaga no G-6, a vice-campeã Bronte Macaulay pelo menos festejou o seu melhor resultado na carreira e confessou que seu principal objetivo neste ano é se classificar para o Mundial Pro Junior da ASP pelas seletivas da Austrália. Com os 2.640 pontos do vice-campeonato no Pantin Classic Galicia Pro, ela saltou da 31.a para a 14.a posição no ranking do ASP Qualifying Series. Porém, mesmo que vença as três etapas da "perna sul-americana" da ASP South America, Macaulay não consegue ultrapassar os 7.490 pontos da havaiana Alessa Quizon, que está fechando o G-6 no momento.

"Esta foi minha primeira final em um campeonato importante do Circuito Mundial e acho que o nervosismo me atrapalhou um pouco", confessou Bronte Macaulay. "Eu estava vencendo até o último minuto, então saio daqui feliz pelo resultado também. Eu ainda estou mais focada no Circuito Pro Junior da Austrália e temos mais um evento em setembro, em Cronulla Beach, para tentar me classificar para o Mundial da ASP. Mas, no próximo ano eu realmente quero fazer uma temporada completa no WQS para tentar uma vaga para o WCT".

G-6 DO ASP WOMEN´S QUALIFYING SERIES - 11 etapas:
1.a: Silvana Lima (BRA) - 12.200 pontos
2.a: Sage Erickson (EUA) - 9.870
3.a: Laura Enever (AUS) - 9.280 e top-10 do WCT
4.a: Nikki Van Dijk (AUS) - 9.100
5.a: Coco Ho (HAV) - 8.700
6.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) - 8.370
7.a: Alessa Quizon (HAV) - 7.490
---------sul-americanas até a 100.a no ranking:
24: Anali Gomez (PER) - 3.673 pontos
34: Dominic Barona (QUE) - 2.328
43: Jacqueline Silva (BRA) - 1.983
47: Sofia Mulanovich (PER) - 1.820
65: Carol Fernandes (BRA) - 1.112
79: Ornella Pellizzari (ARG) - 856
81: Jessica Anderson (CHL) - 817
92: Bruna Schmitz (BRA) - 630
107: Suelen Naraisa (BRA) - 487

FINAL DO ASP 6-STAR PANTIN CLASSIC GALICIA PRO:
Campeã: Silvana Lima (BRA) por 12,43 pontos (notas 8,00+4,43) - US$ 8.000 e 3.500 pontos
Vice-campeã: Bronte Macaulay (AUS) com 12,24 (6,17+6,07) - US$ 4.000 e 2.640 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 1.900 e 2.080 pontos:
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 14.10 x 7.84 Pauline Ado (FRA)
2.a: Silvana Lima (BRA) 10.80 x 5.86 Laura Enever (AUS)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar - US$ 1.100 e 1.560 pontos:
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 10.67 x 10.60 Coco Ho (HAV)
2.a: Pauline Ado (FRA) 9.40 x 8.77 Paige Hareb (NZL)
3.a: Laura Enever (AUS) 14.73 x 13.73 Sage Erickson (EUA)
4.a: Silvana Lima (BRA) 14.93 x 12.94 Nikki Van Dijk (AUS)

QUARTA FASE - Round of 12 - 3.a=9.o lugar - 900 e 920 pontos:
1.a: 1-Bronte Macaulay (AUS)=14.50, 2-Paige Hareb (NZL)=12.25, 3-Tatiana Weston-Webb (HAV)=11.50
2.a: 1-Pauline Ado (FRA)=7.90, 2-Coco Ho (HAV)=7.10, 3-Alize Arnaud (FRA)=6.55
3.a: 1-Sage Erickson (EUA)=11.50, 2-Nikki Van Dijk (AUS)=9.05, 3-Reika Noro (JPN)=1.50
4.a: 1-Silvana Lima (BRA)=9.60, 2-Laura Enever (AUS)=8.75, 3-Stephanie Single (AUS)=6.30

RESULTADOS DAS SURFISTAS SUL-AMERICANAS NAS PRIMEIRAS FASES:

TERCEIRA FASE - Round of 24 - 3.a=13.o lugar (US$ 800 e 650 pts) / 4.=19.o lugar ($ 700 e 543 pts):
3.a: 1-Coco Ho (HAV), 2-Tatiana Weston-Webb (HAV), 3-Isabella Nichols (AUS), 4-Dominic Barona (EQU)
6.a: 1-Silvana Lima (BRA), 2-Reika Noro (JPN), 3-Laura Macaulay (AUS), 4-Chelsea Tuach (BRB)

SEGUNDA FASE - Round of 48 - 3.a=25.o lugar (US$ 450 e 410 pts) / 4.a=37.o lugar (US$ 150 e 380 pts):
6.a: 1-Isabella Nichols (AUS), 2-Sage Erickson (EUA), 3-Garazi Sanchez (ESP), 4-Anali Gomez (PER)
8.a: 1-Stephanie Single (AUS), 2-Dominic Barona (EQU), 3-Carina Duarte (PRT), 4-Ainara Aymat (ESP)
11: 1-Silvana Lima (BRA), 2-Brittani Nicholl (AUS), 3-Ellie-Jean Coffey (AUS), 4-Crystal Vail (AUS)

PRIMEIRA FASE - Round of 72 - 3.a=49.o lugar (250 pontos) / 3.a=61.o lugar (205 pontos):
5.a: 1-Francesca Harrer (EUA), 2-Garazi Sanchez (ESP), 3-Jacqueline Silva (BRA), 4-Tanika Hoffman (AFR)
8.a: 1-Dominic Barona (EQU), 2-Asako Mizuno (JPN), 3-Jessica Anderson (CHL)
12: 1-Laura Poncini (AUS), 2-Brittani Nicholl (AUS), 3-Jasmine de Beer (BEL), 4-Carol Fernandes (BRA)

Por:João Carvalho

sábado, 30 de agosto de 2014

Silvana Lima vence o Pantin Classic Galicia Pro na Espanha

Silvana Lima conquista título emocionante na Espanha




[caption id="attachment_1393" align="alignleft" width="300"]Silvana Lima vence na Espanha Foto ASP Thomas Lodin Silvana Lima vence na Espanha Foto ASP Thomas Lodin[/caption]

Silvana Lima conquistou a etapa de nível 6 estrelas do WQS e está matematicamente classificada à elite mundial (ASP). Neste sábado, Silvana venceu o Pantin Classic Galicia Pro, etapa de nível 6 estrelas disputada em Pantin, Espanha. Silvana Lima levou a melhor frente à australiana Bronte MaCaulay, com 12,43 pontos contra 12,24 pontos, depois de uma reviravolta já no último minuto. Neste último dia, no caminho para a final, Silvana eliminou ainda as australianas pertencentes à elite mundial Nikki van Dijk, nas quartas-de-final, e Laura Enever, nas semi-finais. No 2.º posto do ranking está a norte-americana Sage Erickson, que depois de chegar aos quartos-de-final em Pantin soma agora quase 10 mil pontos. Sage ficou assim muito perto de também garantir o regresso ao Tour um ano depois após a saída. Em relação às outras quatro vagas de acesso ao WWT, ainda está tudo muito em aberto.


Silvana Lima vence o Pantin Classic Galicia Pro na Espanha

Edgard Groggia e Magno Pacheco são os primeiros campeões do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

Edgard Groggia e Magno Pacheco são os primeiros campeões do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

ETAPA FINAL ESTÁ SENDO DISPUTADA NA PRAIA DO TOMBO E TERMINA NESTE DOMINGO

[caption id="attachment_1380" align="alignleft" width="300"]Edgar Groggia Edgar Groggia[/caption]

Edgard Groggia, na categoria júnior, e Magno Pacheco, na open, são os primeiros campeões do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014. Os dois avançaram às finais e não podem mais ser alcançados na pontuação. Agora, aguardam o momento principal do Circuito, a disputa do supercampeão, um título disputado entre todos os campeões, valendo como prêmio especial, uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

A competição começou neste sábado (30), na Praia do Tombo, em Guarujá, com boas ondas, com mais de um metro na série, sol e disputas de alto nível. As finais serão realizadas neste domingo, das 10h30 às 13h30. No total, são nove categorias em ação, com expectativa de grandes confrontos pelos títulos.

[caption id="attachment_1379" align="alignleft" width="300"]Magno Pacheco Magno Pacheco[/caption]

A primeira conquista do dia veio logo cedo, na júnior. Edgard Groggia, que na etapa anterior foi o protagonista de uma show de surf, com direito a nota dez, garantiu vaga à semifinal, com uma bela atuação, incluindo tubo e aéreo, , enquanto que seu único rival direto, Leonardo Guimarães, não avançou, ficando em nono lugar, para definir matematicamente a situação.

“Fiquei pensando a semana toda nessa disputa e agora é ter foco para o supercampeão. Vai ser sinistro, porque os caras estão surfando muito. Vou fazer o meu surf, fazer de tudo para garantir essa viagem para a Indonésia”, afirmou o surfista de 17 anos, que aprendeu a surfar aos três e começou a competir aos seis. “Vencer aqui é muito importante, porque estou na minha cidade e é um circuito muito forte”, completou.

Na sequência, foi definido o título open. Magno Pacheco, o Tim, e Carlos Eduardo, o Inhonho, chegaram empatados, cada um com uma vitória e um segundo lugar. Magno fez o seu papel e, mais uma vez repetiu um bom desempenho (na fase inicial garantiu um 9,33 e um 8,5 para somar 17,83 de 20 possíveis), assegurando a vaga na final. Na bateria seguinte, Carlos Eduardo perdeu, por apenas três décimos para Wesley Moraes, terminou em quinto lugar, encerrando a disputa.

Com o resultado, Magno ficou credenciado a tentar ser o primeiro tri supercampeão, título já conquistado no ano passado e em 2006, e comemorou o tetra na open. “Esse título é resultado de treino, muita preparação. Estava de férias do meu trabalho e o foco foi para esse campeonato”, afirmou o surfista de 25 anos, que trabalha como operador de pátio a Grieg.

Tim revelou que, coincidentemente, treinou durante a semana junto com o rival, Carlos Eduardo. “Somos amigos, e um procura ajudar o outro. Estou muito feliz por essa conquista e agora é pensar no supercampeão. Sei que vai ser dureza. Tem o Edgard, que está com um surf muito radical, mas é ir para cima”, completou.

CAMPEÃO MUNDIAL DE SUP - Além dos favoritos aos canecos, a etapa conta com dois convidados ilustres, os irmãos Leco e Matheus Salazar, que aproveitam o evento para treinar ao Circuito Mundial de SUP Wave. “É bom para pegar ritmo de competição. Logo mais teremos etapa na Califórnia e queremos chegar treinados. Aqui tem uma galera forte e as ondas estão boas”, comentou Leco, campeão mundial da categoria em 2012 e terceiro no ano passado.

Outros destaques são atletas já conhecidos, experientes. Como Jojó de Olivença, que tem no currículo o bicampeonato brasileiro profissional e temporadas no WCT. O público que acompanhar as disputas nas ondas, pode voltar para a casa com mudas nativas de Jambo, Palmito e Abricot.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Mike Richard, surf de superação

Ele já foi um competidor obstinado. Mas hoje competir é só por diversão, mas o surf segue firme na vida e serve como um importante instrumento de superação. Mike Richard, que foi batizado assim em homenagem ao australiano Mark Richards, tetracampeão mundial no final dos anos 70 e início dos 80, hoje surfa como parte fundamental de sua fisioterapia. Sem os movimentos do braço direito, ele rema apenas com o esquerdo e, mesmo assim, não deixa nada a desejar, competindo em condições de igualdade.

Em outubro de 2004, ele sofreu um acidente de moto na Rodovia Piaçaguera. “Um suicida se jogou em cima da moto. Tive lesão do plexo braquial (conjunto de nervos que partem da medula para os membros superiores) e perdi todo o movimento do braço. Foi bem difícil. Fiquei sem surfar por quatro anos e quando a fisioterapeuta me indicou água, decidi voltar ao surf”, contou o atleta de 31 anos.

O retorno foi em 2008 e hoje o surf é parte diária de sua vida. “Se não surfo, tenho dores. Surfo, pelo menos, 40 minutos por dia. Se tive onda boa, fico mais. Fui me adaptando”, revelou o surfista, que comanda uma escola de surf na Praia da Enseada. “A competição é para me divertir, para ter adrenalina”, acrescentou Mike, que neste sábado competiu na categoria open do Rip Curl Guarujaense de Surf, na Praia do Tombo, avançou na primeira fase, em primeiro lugar e terminou em sétimo, parando na semi. Um grande exemplo de superação pelo esporte.

Por:Fabio Maradei Fotos:SILVIA WINIK

Edgard Groggia e Magno Pacheco são os primeiros campeões do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Confirmada Segunda Etapa do Circuito ASN 2014

Está confirmada a realização da Segunda Etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 para este final de semana, dias 30 e 31 de agosto, na praia de Itacoatiara em Niterói.

Circuito ASN Cervejaria Noi  Compão de Surf 2014Uma nova ressaca atingirá a costa do estado no meio da semana, devendo manter a qualidade do fundo de areia. As previsões são animadoras e todos terão a oportunidade de competir em boas condições.

Os institutos meteorológicos indicam para o sábado ondas de 1,5m a 2,0m com ondulação de sul/sudoeste e brisa de leste. Domingo o mar perderá intensidade e terá ondas em torno de 1,0m com direção de sudeste e vento terral pela manhã. A expectativa é de mais um show de surf em Itacoá.

As categorias disputadas na ASN neste ano são a Open Interno, Master, Grand Master, Junior, Mirim e Iniciante.

As inscrições custam R$60,00 (sessenta reais) e devem ser feitas na loja WQSurf no Plaza Shopping ou na TSN, próximo ao Corpo de Bombeiros da Região Oceânica. Surfistas de outras cidades devem fazer a reserva da vaga pelo telefone diretamente com o presidente Renato Bastos, através dos números 21 7741-3221, 9-8166-4447, ou 9-8409-3822. Para facilitar, o pagamento deverá ser feito na praia no dia do campeonato, não havendo necessidade de depósitos bancários.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Lanchonetes Compão, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, AIT Surf Operadora de Turismo, Pousada Itamambuca Casa de Praia, MR Sport Films, Pena, WQSurf, Hot Buttered, Maremoto, Aquax, Cena Urbana, Itacoá, TSN, Bustle, HillStone, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Cesar Luna Surfboard e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói.

Por: João José Macedo

Circuito ASN 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CIRCUITO ASN

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014. O evento está agendado para os dias 30 e 31 de agosto na praia de Itacoatiara, em Niterói.

Circuito ASN Cervejaria Noi  Compão de Surf 2014Algumas ressacas estão previstas para as semanas que antecedem a competição. O fundo de areia já está com boa formação e ficará melhor ainda. A expectativa é que a disputa por importantes pontos no ranking aconteça com boas ondas. A farta premiação tanto para a etapa quanto para o circuito deve atrair surfistas de todo estado.

O campeão do ranking da Open Interno ganhará hospedagem de 10 dias no ULAU MANUA RESORT MENTAWAI, com direito a alimentação e barco, para realizar seu sonho de surfar as melhores ondas do arquipélago da Indonésia. Além disso, também conquistará três dias de gravação de vídeo em super câmera lenta, no litoral fluminense, com edição de um teaser, produzido pelo fotógrafo e cineasta Pedro Rodrigues da MR Sport Films.

A companhia aérea Avianca e a AIT Surf Operadora de Turismo garantiram três passagens para o Peru para os melhores do ano na Master, Junior e Mirim. Um excelente incentivo para as categorias de base.

A premiação distribuída na etapa contará com três pranchas zeradas, kits de roupas e assessórios para todos os finalistas, e um final de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia em Ubatuba, para o campeão da categoria Open. Guilherme Sodré, vencedor da primeira etapa, desfrutou a sua conquista e ficou com uma ótima impressão: “O Dodô e a Marcia são muito gente boa, nos receberam muito bem, e a pousada é bem aconchegante. Foi maneiro e espero voltar em breve.”

Milton Morbeck (Master), Luiz Menezes (Grand Master), Matheus Rodrigues (Junior), Victor Soares (Mirim) e Vitor Ferreira (Iniciante) também venceram suas respectivas categorias na primeira etapa e saíram na frente na corrida pelo título do ano.

As inscrições custam R$60,00 (sessenta reais) e devem ser feitas na loja WQSurf no Plaza Shopping ou na TSN, próximo ao Corpo de Bombeiros da Região Oceânica. Surfistas de outras cidades podem fazer pelo telefone, diretamente com o presidente Renato Bastos, através dos números 21 7741-3221, 9-8166-4447, ou 9-8409-3822. Para facilitar, o pagamento deverá ser feito na praia no dia do campeonato, não havendo necessidade de depósitos bancários.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2014 tem patrocínios da Cervejaria Noi, Lanchonetes Compão, Ulau Manua Resort Mentawai, Avianca, AIT Surf Operadora de Turismo, Pousada Itamambuca Casa de Praia, MR Sport Films, Pena, WQSurf, Hot Buttered, Maremoto, Aquax, Cena Urbana, Itacoá, TSN, Bustle, HillStone, Pranchas Bou, André Cebola Shaper, Cersar Luna Surfboard e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói.

Divulgação ASN Biênio 2013/14

www.asn.org.br

www.facebook.com/asn.org.br

Por João José Macedo

Circuito ASN Cervejaria Noi Compão de Surf 2014

Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014

 As disputas que prosseguem até domingo e também serão válidas pela quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014, acontecerão na Represa do Guarapiranga, em São Paulo.

Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014Tem início nesse sábado as disputas da primeira etapa da Copa São Paulo de Jet Ski, que também é válida pela quarta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro – Grand Prix 2014. O evento, que prossegue no domingo, será realizado na Represa do Guarapiranga (av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy), em São Paulo. Uma grande infraestrutura foi montada no local, com arquibancadas, área vip, secretaria, boxes, para dar conforto e segurança ao público e pilotos. A entrada é gratuita.

A programação nesse sábado da Copa São Paulo de Jet Ski terá início às 11 horas com treinos e na sequência a disputa da primeira série de baterias. No domingo a movimentação começa às 10 horas com a segunda série de baterias. As categorias em disputa são as seguintes: Ski Stock, Ski GP, Runabout Aspirado, Runabout Turbo Stock, Runabout Turbo Estreante, Runabout Turbo Limited, Runabout Turbo GP, Super Course Turbo Estreante, Super Course Turbo Stock,  Super Course Turbo Limited, Super Course Turbo GP, Freestyle Estreante, Freestyle Pro e Freestyle Pro Open.

A categoria Runabout Turbo GP é considera a Fórmula 1 da modalidade e a expectativa é de disputas acirradas. Um dos destaques é o paranaense de Ivaiporã radicado no Paraguai, Valdir Scremin, líder do Campeonato Brasileiro. Ele ainda ocupa o primeiro lugar na Runabout Turbo Limited e Super Course Turbo Limited. Sua expectativa é repetir a performance das etapas de Boa Esperança (MG) e manter a posição no Brasileiro e liderar a Copa.  O goiano Washington Luiz Guizelini é um de seus principais adversários. Ocupando o segundo lugar, o piloto de Goiânia sabe que precisará de bons resultados nas baterias para continuar na luta pelo título. Em terceiro está o paulistano Valdir Brito Júnior, campeão nacional de 2010 na categoria, que voltou a competir esse ano e foi bem em Minas Gerais. Ainda lidera a Runabout Turbo Stock e ocupa a vice liderança na Super Course Turbo GP.

O paulista Gildo Teixeira, de Campinas, líder no Brasileiro da Super Course Turbo  Stock está entre os favoritos da disputa do final de semana da Copa São Paulo de Jet Ski. Um de seus principais adversário é o paulistano Umberto Brito, vice líder e que também teve boa performance em Minas Gerais. Ele ocupa a mesma posição na Super Course Turbo GP, que tem em primeiro lugar o gaúcho Israel Pereira, de Guaíba e que treinou muito para essa competição. O terceiro é Valdir Brito Júnior, seguido por Valdir Scremin. A expectativa é de uma disputa muito equilibrada entre os quatro.

As mulheres também participarão da Copa São Paulo. Uma delas é a goiana Gisele Kimi Hattori, que está em terceiro no Brasileiro na categoria Runabout Aspirado Stock. A outra é a paulistana Renata Maynard que estreará na temporada, na Super Course Turbo Stock. Ambas já foram vice-campeãs brasileiras.

A Copa São Paulo de Jet Ski contará com as participações de pilotos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, além de convidados do Uruguai, Paraguai e Argentina. A segunda e última etapa acontecerá de 19 a 21 de setembro no mesmo local, quando serão realizadas simultaneamente as finais do Campeonato Brasileiro, competição que também definirá os pilotos com direito a disputar o Mundial, marcado para o período de 4 a 12 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).

A etapa de abertura da Copa São Paulo de Jet Ski, que também é válida pela quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Jet Ski – Grand Prix 2014 é uma realização da BJSA - Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da IJSBA - International Jet Sports Boating Association. Produção - CPM7 FULL PROMOTION. Apoio Oficial: PREFEITURA DE SÃO PAULO - ESPORTE LAZER E RECREAÇÃO / COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS - CAPELA DO SOCORRO.  Parceria: KAWASAKI DO BRASIL, CASARINI SEADOO / BRP, YAMAHA DO BRASIL, X FLOAT, SPETO IMPORTS, BETHJET, FULL POWER ENERGY, PHOTOJETSKI, TOALHAS SÃO CARLOS, BOMBARCO, PRAINHA BAR E RESTAURANTE, REVISTA BOAT SHOPPING e PALETERIA CANCUN. O evento conta com a Supervisão da MARINHA DO BRASIL e Apoio da GUARDA CIVIL METROPOLITANA E CORPO DE BOMBEIROS.

Maiores informações no site www.bjsa.com.brwww.bombarco.com.br e www.photojetski.com.br

Por:Renato Fabretti

Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

Danilo Rodrigo quer ser o primeiro longboarder ‘supercampeão’ do Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

CIRCUITO TEM A ETAPA FINAL SÁBADO E DOMINGO, NA PRAIA DO TOMBO, DEFININDO OS CAMPEÕES EM NOVE CATEGORIAS

[caption id="attachment_1363" align="alignleft" width="300"]Danilo Rodrigo Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 Danilo Rodrigo Rip Curl Guarujaense de Surf[/caption]

Ele pode ser pentacampeão municipal na categoria longboard. E quer mais. Ser o primeiro supercampeão do Rip Curl Guarujaense de Surf competindo de pranchão. O Circuito tem a 3ª e última etapa nestes sábado e domingo (30 e 31), na Praia do Tombo e Danilo Rodrigo, o Mullinha, é um dos grandes destaques.

A competição começa neste sábado, às 8 horas, com a categoria open, e tem as finais no domingo, das 10h30 às 13h30. Na sequência, a bateria especial, entre os campões, para definir o supercampeão, tendo como prêmio uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

Danilo compete determinado a chegar às duas conquistas. “Estou bem animado. Afinal, até hoje, nenhum surfista da longboard conseguiu esse feito e estou preparado para surpreender, ainda mais se der onda”, avisa o surfista de 29 anos, que tem no currículo o título brasileiro profissional da categoria.

Sem patrocínio e com o longboard com poucos campeonatos e sem a disputa do título nacional neste ano, Mullinha valoriza muito o Rip Curl Guarujaense. “Sempre tivemos grandes nomes aqui em Guarujá e esse circuito mostra essa força”, relata o surfista, que está sem patrocínio, desde que faturou o título máximo no Brasil. “Mas, tranquilo, ainda tenho o meu Paitrocinador. Esse não falha nunca”, argumenta o surfista, lembrando o pai, Jorge Mulla.

Além de competir, Danilo Rodrigo é responsável por uma função social importante no meio do surf, colando para que Taiu Bueno possa ter a emoção de voltar a surfar. O ex-big rider ficou tetraplégico (paralisia motora do ombro para baixo), ao fraturar a quarta vértebra cervical, após uma onda mal completada na Praia de Paúba, em São Sebastião, no dia 1º de novembro de 1991. Com uma prancha adaptada, ele consegue dropar as ondas, com Mullinha sendo seu “anjo da guarda” nessa ação. “Tudo com muita segurança”, ressalta Danilo.

Além da longboard, o Rip Curl Guarujaense definirá os campeões municipais nas categorias open, júnior, mirim, iniciante, estreante, feminina, master e SUP. Junto às disputas no mar, o Rip Curl Guarujaense promove importantes ações, como a distribuição de mudas nativas ao público, e a arrecadação de alimentos nas inscrições, para doação a uma entidade assistencial instalada perto do evento.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Por:Fabio Maradei

Santos quer voltar ao Guiness Book

Santos quer voltar ao Guiness Book com recorde de surfistas na mesma onda neste domingo no Quebra-Mar

Tentativa será realizada no 8º Festival de Praia Ecovias que terá várias atrações ao público neste domingo no quebra mar

Santos quer voltar ao Guiness Book com recorde de surfistas na mesma onda neste domingo no Quebra-MarA expectativa é grande. A vontade também. Santos quer voltar ao “Guiness Book”, com um novo recorde de surfistas na mesma onda neste domingo (31), no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o famoso Quebra-Mar. Pelo oitavo ano seguido, o Festival de Praia Ecovias promove a tentativa, que já garantiu a marca mundial em duas oportunidades, em 2007, com 84 pessoas em pé em suas pranchas, e no ano seguinte, com 100. O recorde atual está com os sul-africanos, que garantiram 110 surfistas juntos em 2009.

Os participantes estarão no mar para “dropar” a onda, a partir das 12h50. A ideia é reunir o maior número e atletas com suas pranchas na Praia do José Menino. Para garantir o feito, é preciso uma boa logística. Afinal, coordenar dezenas de surfistas ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Para isso, membros do Pioneiros Surf Clube, os surfistas da antiga, alguns que começaram a praticar o esporte ainda na década de 60, com madeirite, estarão no apoio.

“Estamos chamando todos os surfistas de pranchinhas e praticantes de SUP para participar dessa grande festa. Também queremos o apoio do público. A tentativa depende de vários fatores, como a condição da maré e, principalmente, da vontade da galera”, afirma o idealizador do evento, Rico de Souza, justificando a escolha da Cidade para o evento. “Nada mais justo do que Santos, onde o surf começou no Brasil. Onde há tradição”, fala.

Segundo ele, o grande objetivo do recorde é chamar atenção da comunidade para os riscos e efeitos do Aquecimento Global. “Os surfistas têm essa missão e sabem da importância da defesa do meio ambiente. É uma forma de conscientizarmos todos e também promoveremos outras ações, como o Passeio Regata Onda Lima, com pranchas de SUP, e a distribuição de mudas nativas ao público”, complementa Rico.

Junto à tentativa do novo recorde, o 8º Festival de Praia Ecovias terá vários atrativos, desde às 8 horas. Desde disputas radicais até passeios e demonstrações. O dia começa com um evento de natação e de surfski. Logo depois, às 8h35, todos os inscritos no Passeio Regata Onda Limpa sairão da areia para remar por três quilômetros.

Na sequência, às 10h40 é a vez do Tag Team Vivo, um revezamento de remadas em pranchas de SUP, feito em duplas, garantindo muita emoção ao público. Entre os participantes, nomes de ponta, como Mario Cavaco, líder do ranking brasileiro de SUP.

A programação segue às 11h25 com a Porto Seguro Auto Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical no SUP, também com competidores conhecidos, como Carlos Bahia e Renato Wanderley, grande conhecedor do pico e campeão brasileiro em 2012. Antes da tentativa do recorde, o público ainda acompanhará a Expression Session da Associação Santos de Surf, desta vez com pranchinhas.

“Teremos cinco passagens aéreas para o Peru distribuídas nesses eventos. Duas para a melhor dupla do Tag Team Vivo, uma para a Porto Seguro Auto Expression Session, outra para a Expression Session da Associação Santos de Surf e mais uma que será sorteada entre os participantes do Passeio Onda Limpa”, anuncia Rico de Souza, lembrando que toda programação do evento está disponívelno link ricosurf.globo.com/noticias/surf/festival-de-praia-ecovias-2014/.

MÃE E FILHO JUNTOS – O 8º Festival de Praia Ecovias reunirá muitos surfistas, apaixonados pelo mar. Um verdadeiro encontro da “tribo” do surf. Entre os participantes estará Milena Amaral e seu filho, Théo Cabeleira. A hoje empresária, proprietária de uma rede de lojas de biquínis, a Água Marinha, já foi bodyboarder profissional e continua com sua relação com o mar, agora praticando o SUP, tanto nas remadas quantos nas ondas, e também a canoa havaiana (recentemente representou o Brasil no Mundial da modalidade).

No Festival de Praia Ecovias, ela participará com Théo do Tag Team Vivo. Apesar de enfrentarem duplas fortes, eles mostram animação. Porém, mais do que isso, para Milena, o que valerá será o momento especial que passará com o filho. “Tenho certeza de que ficará na lembrança da família toda, inclusive da milha filha Yasmin, que em breve estará conosco curtindo as ondas de SUP”, afira Milena, que é assídua no Quebra-Mar.

“Adoro praticar esporte com a minha família. Será um momento único. Adoramos o SUP e sempre caímos na água em família”, acrescenta Milena, que terá na torcida o marido, Rogério Mendes, também destaque da modalidade, mas que ficará de fora, por uma fratura no dedo da mão, que o impossibilita de remar.

Théo, que está com dez anos, também competirá na Porto Seguro Auto Expression Session. No ano passado, ele chamou a atenção na disputa, por ser o caçula. “Será muito legal. Vou me esforçar e, se os adultos vacilarem, talvez eu leve alguma coisa”, afirma o sempre radical Théo. “Acho que ele vai viver aquele sonho de criança, surfando ao lado de seus ídolos”, completa Milena.

O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 é uma realização da Rico Esporte e Comunicação, com patrocínio da Ecovias, copatrocínios da Porto Seguro Auto e Vivo, com apoios da Federação Paulista de Surf, FPSUP, Associação Santos de Surf, Pioneiros Surf Club, The Surfer’s Journal Brasil, VitShop, Rádio Rock, Art in Surf, RCH Sports, Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes.

Por:Fabio Madarei

Santos quer voltar ao Guiness Book

Isabela Sousa estreia com vitória no Chile

 Tricampeã mundial começa bem e avança direto para o Round 5



Isabela Sousa estreia com vitória no Chile

A brasileira Isabela Sousa (24), atual tricampeã mundial de bodyboard (2010 – 2012 – 2013), fez sua estréia no Antofagasta Bodyboard Festival 2014, que é válido como segunda equarta etapas do mundial feminino e masculino respectivamente.

Isabela estreou na etapa no início da tarde desta quinta-feira (28/08). A cearense entrou na água na terceira bateria do Round 3, que é a fase das tops, onde nenhum das atletas são eliminadas, mas apenas a primeira colocada do embate avança direto para o Round 5, enquanto as outras vão disputar uma repescagem.


E a nossa campeã fez bonito avançando na primeira colocação confirmando o seu favoritismo. Isabela enfrentou a atleta das Ilhas Canárias Alexandra Rinder, a venezuelana LumarGuittard e a americana Andrea Carvalho Dias. Isabela ditou o ritmo desde o início  apresentando um surf forte e fluído com manobras progressivas e não teve dificuldades para vencer avançando direto para o Round 5.“A estreia é sempre um pouco complicada, devido à ansiedade do início da competição, mas graças a Deus conseguir achar boas ondas que me deram condições para avançar direto para o Round 5.” Disse Isabela.


Atual líder do circuito vai à repescagem:

A Australiana Lilly Pollard, atual líder do circuito mundial de bodyboard de 2014, fica na quarta colocação e terá que disputar a repescagem para garantir uma vaga no round 5.No Masculino:
Já no Masculino o cearense pentacampeão brasileiro Roberto Bruno, ainda não estreou em Antofagasta. A estreia do atleta deve acontecer nesta sexta-feira (29/09). O ano de 2014 vem sendo muito especial para o Bruno, pois, o mesmo ocupa atualmente a 10ª posição no ranking da elite do bodyboard mundial.


Agora Isabela Sousa, ficará aguardando o resultado do Round 4, para saber quem serão suas adversárias no Rond 5.Isabela Sousa conta com os Patrocínios; Pena e Pride Bodyboards. Co-patrocínios; IS Fins, Ministério do Esporte e Governo do Estado do Ceará(SESPORTE). Apoio; Red Bull, Clinica Dinamic e Academia Funcional Life.

Texto: WINS Sports Foto: Lima Jr.

Isabela Sousa estreia com vitória no Chile

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Velejador Bruno Fontes treina forte para o Mundial

Na próxima semana o velejador Bruno Fontes viaja para Santander, na Espanha, onde acontece o Campeonato Mundial, principal competição da temporada 2014.


[caption id="attachment_1350" align="alignleft" width="300"]velejador Bruno Fontes velejador Bruno Fontes[/caption]

Após um primeiro semestre com muitas competições importantes e dois eventos na Baía de Guanabara (Copa Brasil de Vela/Janeiro e Evento Teste/Agosto), o velejador Bruno Fontes segue para a fase final de treinamentos para o principal desafio do ano: o Campeonato Mundial. Entre os dias 08 e 21 de setembro, a cidade de Santander, na Espanha, reúne todas as classes olímpicas para o maior evento da temporada 2014.


Quarto colocado no ranking mundial da ISAF (Federação Internacional de Vela), Bruno Fontes, que tem o patrocínio da UNIMED, CBVELA, MARINHA DO BRASIL, GOVERNO DO PARANÁ e AGE DO BRASIL, está bastante ansioso para o início das competições na Espanha e preparado para conquistar um bom resultado.


“Nos últimos dois anos, na Alemanha e Omã, eu velejei bem, mas faltou acertar nos detalhes para buscar uma medalha. Esse ano chego muito bem preparado e quero manter a evolução das últimas competições para tentar o pódio. O nível da Classe Laser é muito alto, mas sei que posso voltar da Espanha com um bom resultado”, avalia.


Em 2012, na Alemanha, Bruno conquistou o 14º lugar na competição e no ano passado, em Omã, foi o 8º, mostrando grande evolução. Agora, para figurar entre os primeiros, o velejador passou por uma fase intensa de treinamentos no Rio de Janeiro e em Florianópolis, na raia de Jurerê.


“Nos últimos meses tive momentos importantes de treinamento nos Estados Unidos, com a seleção americana, e aqui no Brasil para os eventos na Baía de Guanabara. Sinto que estou em um grande momento, mas também sei de todas as dificuldades que vou encontrar pela frente. Preciso acertar um pouco mais a largada, que foi onde errei nos últimos eventos, se quiser brigar por uma boa colocação”, completa.

Bruno Fontes embarca para a Espanha já na próxima semana para se adaptar a raia da competição e realizar os últimos ajustes antes do início da competição.


O velejador Bruno Fontes tem os patrocínios da Unimed, CBVela, Marinha do Brasil, Governo do Estado do Paraná e AGE do Brasil e conta com o apoio do COB – Comitê Olímpico Brasileiro e Vita Essência.

Para mais informações sobre Bruno Fontes acesse o site do atleta www.brunofontes.com


Por:Danilo Caboclo

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ASP South America resgata a perna brasileira de fim de ano com três etapas

Além do ASP 6-Star em Santa Catarina, 4-Star na Bahia e o ASP Prime em São Paulo para os homens, uma nova perna sul-americana vai fechar o ASP Qualifying Series feminino de 2014 também com três provas nos meses de outubro e novembro




[caption id="attachment_1346" align="alignleft" width="300"]Praia da Joaquina Florianopolis sc foto Basilio Ruy Praia da Joaquina Florianopolis sc foto Basilio Ruy[/caption]

A ASP South America anunciou o retorno da "perna brasileira de fim de ano" com três etapas seguidas do ASP Qualifying Series masculino e feminino nos meses de outubro e novembro. A Federação Catarinense de Surf (FECASURF) confirmou a estreia do Santa Catarina Pro com etapas do ASP 6-Star masculina e ASP 5-Star feminina nos dias 18 a 25 de outubro em Florianópolis, marcando a volta da Praia da Joaquina ao Circuito Mundial da ASP.

A Dendê Produções também oficializou a reedição do Mahalo Surf Eco Festival no litoral sul da Bahia, incluindo a categoria feminina com uma etapa do ASP 4-Star como a masculina para os dias 27 de outubro a 2 de novembro na Praia da Tiririca, em Itacaré. E o São Paulo Prime de 250 mil dólares e 6.500 pontos já estava garantido no calendário, para os dias 3 a 9 de novembro na Praia de Maresias, na casa do líder do ranking mundial, Gabriel Medina, em São Sebastião, no litoral norte paulista.

Durante muitos anos, o Brasil era a última parada antes do encerramento da temporada na Tríplice Coroa Havaiana. As etapas promovidas pela ASP South America foram decisivas e superimportantes para os brasileiros conseguirem confirmar em casa suas classificações para a elite mundial do WCT, sem depender de resultados nas sempre difíceis e concorridas etapas do Havaí. A última "perna brasileira de fim de ano" com três etapas importantes seguidas do ASP 6-Star aconteceu em 2010. Em 2011 ainda tiveram duas, mas em 2012 e 2013 nenhuma prova do ASP Qualifying Series foi realizada no Brasil nos meses de outubro e novembro.



"É gratificante poder trazer de volta ao Brasil estes importantes torneios do Qualifying Series da ASP", disse Roberto Perdigão, diretor da ASP South America. "Estas novas etapas do calendário masculino e feminino aumentam substancialmente as chances dos surfistas lutarem por uma vaga para o ASP World Tour de 2015, já que fora as duas ultimas etapas Prime no Hawaii, não haviam outros eventos de peso no segundo semestre onde os surfistas pudessem assegurar uma melhor classificação para o WCT".

PERNA SUL-AMERICANA FEMININA - Depois da passagem do Circuito Mundial pelo Brasil, a ASP South America ainda vai fechar o ASP Qualifying Series feminino de 2014 com mais uma estreia no Chile, o ASP 3-Star Maui Women´s Pro de 13 a 16 de novembro nas longas esquerdas de Punta de Lobos, em Pichilemu. Essa "perna sul-americana" feminina definirá a lista das seis indicadas para completar a elite das top-17 que vai disputar o título mundial no ASP Women´s Tour no ano que vem. As meninas também terão três etapas como os homens.

A primeira é o ASP 5-Star Santa Catarina Pro de 18 a 23 de outubro na Praia da Joaquina, em Florianópolis. Depois, passa pela Bahia no ASP 4-Star Mahalo Surf Eco Festival de 27 de outubro a 2 de novembro em Itacaré e das águas quentes do Nordeste elas podem seguir direto para o mar gelado do Chile, pois não haverá competição feminina no São Paulo Prime em Maresias. Com isso, elas terão uma semana a mais para treinar na difícil onda de Punta de Lobos para o Maui Women´s Pro, que só começa no dia 13 de novembro em Pichilemu.


"É uma das metas da ASP South America dar todo o suporte ao surfe feminino", destaca Roberto Perdigão. "Pelo que temos acompanhado nas transmissões dos eventos da ASP, o nível técnico das meninas tem estado altíssimo e o momento não poderia ser melhor para que as empresas que fazem parceria conosco entendessem a necessidade de incentivar esta categoria".

PREMIAÇÃO MILIONÁRIA - Os surfistas vão ter mais de 1 milhão de Reais para disputar nos quatro eventos que encerram o calendário 2014 da ASP South America, sendo 480 mil dólares nas três etapas masculinas do ASP Qualifying Series e 85 mil dólares nas três femininas. O São Paulo Prime é o mais valioso e vai dividir 250 mil dólares entre os 96 participantes, pois todos recebem premiação em dinheiro e a vitória vale 6.500 pontos.

No Santa Catarina Pro serão 170 mil dólares, com 135 mil e 3.500 pontos no ASP 6-Star masculino e mais 35 mil dólares e 2.000 pontos no ASP 5-Star feminino. No Mahalo Surf Eco Festival da Bahia, as duas etapas do ASP 4-Star totalizam 125 mil dólares, 95 mil para os homens e 30 mil para as mulheres. E as meninas terão mais 20 mil dólares no ASP 3-Star Maui Women´s Pro do Chile.



PRÓXIMOS EVENTOS DA ASP SOUTH AMERICA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014:
———————————————————————————-
Set 16-20: Chicama Pro Junior Classic em Puerto Chicama, Ascope, La Libertad - PERU
Pro Junior 1-Star Masculino (US$ 5.000 e 750 pts) e 2-Star Feminino (US$ 5.000 e 1.000 pts)
———————————————————————————-
Out 18-25: Santa Catarina Pro na Praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina - BRASIL
ASP 6-Star Masculino - US$ 135.000 e 3.500 pontos no ASP Qualifying Series
Out 18-23: ASP 5-Star Feminino - US$ 35.000 e 2.000 pontos no WQS Feminino
———————————————————————————-
Out 27-02: Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca, Itacaré, Bahia - BRASIL
ASP 4-Star Masculino (US$ 95.000) + 4-Star Feminino (US$ 30.000) - 1.000 pontos
———————————————————————————-
Nov 03-09: São Paulo Prime na Praia de Maresias, São Sebastião, São Paulo - BRASIL
ASP World Prime - US$ 250.000 e 6.500 pontos no ASP Qualifying Series
———————————————————————————-
Nov 13-16: Maui Women´s Pro em Punta de Lobos, Pichilemu - CHILE
ASP 3-Star Feminino - US$ 20.000 e 750 pontos no ASP Women´s Qualifying Series


Por:João Carvalho

Rip Curl Guarujaense de Surf

Praia do Tombo recebe a final Rip Curl Guarujaense de Surf nestes sábado e domingo 

guarujaense 2014_tomboO “palco” já está definido. A terceira e última etapa do Rip Curl Guarujaense de Surf será disputada na Praia do Tombo, em Guarujá, no sábado e domingo (30 e 31). O “pico”, que também recebeu a disputa anterior, foi escolhido novamente pela organização, com base nas previsões de ondas para o final de semana e a expectativa é de novos shows de surf.

“Este ano inovamos, com a possibilidade de realizarmos etapas em qualquer praia da Ilha de Santo Amaro. Dias antes, escolhemos o local, com base nas previsões e nas duas primeiras disputas o resultado foi sensacional. Qualidade para o surfista”, afirma Ricardo Simonian, o Rolley, diretor executivo da Associação de Surf do Guarujá.

Serão nove categorias, sendo que em duas o campeão pode ser o mesmo, Eduardo Motta, grande talento da nova geração, líder da estreante e da iniciante. Uma das disputas mais esperadas é a open, que abre o evento no sábado, às 8 horas, tendo como destaques Magno Pacheco, atual campeão, e Carlos Eduardo, empatados, cada um com uma vitória e um segundo lugar.

Mais do que o título da categoria, os surfistas brigam para ter a chance de participar da bateria especial, ao final do evento, para conhecer o supercampeão da temporada. O título especial vale uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali, outra novidade do Circuito este ano.

O experiente Magno compete animado e querendo chegar ao tri na conquista extra - foi supercampeão ano passado e em 2006. Já competindo como profissional, ele espera triunfar novamente e aposta na sua regularidade. “Estou treinando bem, para que os resultados venham naturalmente. Estou tendo boas colocações constantemente e espero mais uma agora para comemorar muito”, afirma Tim, como é conhecido, lembrando que o rival no final de semana também é amigo. “Treinamos juntos”, conta.

Ele também cria expectativa positiva para o título máximo do Rip Curl Guarujaense e, claro, a premiação. “Já venci duas vezes e posso ser o primeiro tricampeão. A viagem é muito cobiçada entre os surfistas. Todos nós queremos esse prêmio. Vou dar o meu melhor para essa passagem ser minha”, revela o atleta de 25 anos.

O adversário também demonstra confiança no triunfo no domingo. “Espero que tenham altas ondas e que dê tudo certo em cada bateria. Esse título representa oportunidades, porque voltei a competir recentemente”, afirma Inhonho, como é apelidado, que ficou dois anos fora das disputas e retornou, incentivado pelo técnico Ademir Silva. “Tenho de agradecer muito a ele, porque estou bem feliz”, comenta.

Sobre o rival direto, Carlos Eduardo explica que a amizade é forte, mas na hora da bateria é cada um por si. “O Tim é um grande amigo e desejo coisas boas para ele, mas penso em disputar o meu lugar em cada bateria”, diz o surfista de 23 anos, também enaltecendo a premiação especial ao supercampeão. “É uma passagem para o Paraíso, um sonho que quero realizar”, finaliza.

Junto às disputas no mar, o Rip Curl Guarujaense promove importantes ações socioambientais, como a distribuição de mudas nativas ao público. Há, também, a arrecadação de alimentos nas inscrições, para doação a uma entidade assistencial instalada perto do evento. “Com certeza, encerraremos o Rip Curl Guarujaense em grande estilo. A Praia do Tombo tem tradição em abrigar campeonatos de surf, conta com ondas incríveis e possui o certificado de Bandeira Azul, por oferecer ótima balneabilidade, acessibilidade e infraestrutura para turistas”, destaca Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil, sobre a mais alta certificação ambiental e de qualidade no Mundo.

Além da open, iniciante e estreante, o Circuito define os campeões municipais nas categorias júnior, mirim, feminina, master, longboard, e stand up paddle (SUP) wave. “Acompanhamos a evolução do surf e também incluímos o SUP, porque é uma modalidade que cresce cada vez mais”, complementa Rolley, lembrando que as finais serão realizadas no domingo, a partir das 10h30 e a decisão do supercampeão, às 13h30.

O Rip Curl Guarujaense de Surf tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Por:Fabio Madarei

Festival de Praia Ecovias

Surfistas prometem radicalizar nas ondas do Quebra-Mar, no 8º Festival de Praia Ecovias 

[caption id="attachment_1340" align="alignleft" width="300"]Rodrigo metrinho - por Alaor Junior Rodrigo metrinho - por Alaor Junior[/caption]

Quem for ao Quebra-Mar, no Parque Municipal Roberto Mario Santini, neste domingo (31), acompanhará um verdadeiro show de radicalidade. Entre as várias atrações do 8º Festival de Praia Ecovias estará a Expression Session da Associação Santos de Surf, com os atletas querendo a manobra mais radical, para faturar uma passagem aérea para o Peru.

Entre os especialistas convidados estará Rodrigo Sino, criado nas ondas do Quebra-Mar. “Acho que vai ser legal relembrar os velhos tempos. Faz muito tempo que não surfo lá”, diz o surfista de 30 anos, 11 dedicados ao free surf, elogiando o “palco” do evento. “Lá tem a plateia próxima ao surfista e, se der onda, vai ser demais”, comenta.

Outro surfista radical na disputa será Wellington Gringo, que acaba de retornar de uma viagem de um ano e meio para a América Central, atrás de ondas perfeitas. “Viajei do Panamá até o México, passando por Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, El Salvador. Após percorrer toda a América Central, fui até o Peru e fiquei mais três meses. Foi sensacional”, conta Gringo, empolgado com a liderança de Gabriel Medina no Circuito Mundial.

“Acredito que o surf do Brasil vai romper barreiras, como um campeão mundial, e manobras jamais vistas no mundo serão executadas por brasileiros, pois temos um potencial incrível e nível absurdo”, destaca Gringo.

Rodrigo Metrinho também está empolgado com a disputa no domingo e espera um grande show nas ondas. “Será diversão pura”, anuncia o surfista, que pega ondas por prazer e trabalha diretamente com o esporte, produzindo vídeos independentes para a web, com a ‘Influencevideos’, e também como laminador de Stand Up Paddle (SUP), na Silver Surf.

O 8º Festival de Praia Ecovias contará com outras atrações que chamarão a atenção do público. Três delas com o SUP. Ainda na área de manobras radicais, será realizada a Porto Seguro Auto Expression Session valendo manobras radicais no surf com remos. Há, também, o Tag Team Vivo, um revezamento em duplas, de remadas em pranchas de SUP e a Regata Passeio Onda Limpa, aberta ao público, com um percurso de três quilômetros.

Mas, sem dúvida, o grande momento do evento será a nova tentativa de quebra de recorde do maior numero de surfistas numa mesma onda. Em 2008, Santos entrou para o Guines Book, com 100 pessoas surfando juntas, mas a marca foi superada pela África do Sul, no ano seguinte. “Todos os surfistas estão convidados para participar dessa nova tentativa”, avisa Rico de Souza, idealizador do evento.

Todos os detalhes no link do site Ricosurf.Globo.com: ricosurf.globo.com/noticias/surf/festival-de-praia-ecovias-2014/, na comunidade de Facebook:www.facebook.com/events/637820569647840/?fref=ts, pelo e-mail mkt.ricosurf@globo.com ou pelos telefones (21) 2438.4096 ou (21) 98554.6012.

O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 é uma realização da Rico Esporte e Comunicação, com patrocínio da Ecovias, copatrocínios da Porto Seguro Auto e Vivo, com apoios da Federação Paulista de Surf, FPSUP, Associação Santos de Surf, Pioneiros Surf Club, The Surfer’s Journal Brasil, VitShop, Rádio Rock, Art in Surf, RCH Sports, Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes.

Por:Fabio Maradei

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Surf se fortalece, ganha espaço e respeito com evento na Associação Comercial de Santos

Surf se fortalece, ganha espaço e respeito com evento na Associação Comercial de Santos

[caption id="attachment_1337" align="alignleft" width="300"]Associação Comercial de Santos Associação Comercial de Santos[/caption]

Um dia histórico para o surf. Nesta terça-feira (26), o esporte ganhou espaço na centenária Associação Comercial de Santos. Com objetivo de fomentar o desenvolvimento do segmento, o evento “Associação Comercial de Santos abre as portas para o surf”, realizado em parceria com a Associação Santos de Surf, reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários, lojistas, shapers, atletas, muitos deles pioneiros com décadas de ondas surfadas, e políticos.

Junto com duas palestras, uma do Sebrae-SP, falando sobre competitividade empresarial, e outra do empresário Chris Wolthers, proprietário da Viking Surfboards, o encontro quis reunir representantes da “indústria” do surf, oferecendo orientação e planejamento para o fortalecimento do mercado. “Essa data vai ficar na história. Estamos plantando uma semente aqui para o fortalecimento de tudo o que envolve o surf”, afirmou o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini.

Empresários como Paulo Sérgio Nogueira Lopes e Marcelo Kassardjian, da AntiQueda, Mario Moreira e Alípio Azevedo, da Sthill, José Augusto Pereira, da Natural Art, prestigiaram a iniciativa, bem como Rico de Souza, o presidente da Federação Paulista de Surf, Sílvio da Silva, o Publisher Romeu Andreatta, o presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai, o vereador Murilo Barletta, e o secretário municipal de Esportes, Alcídio Mello, o Cidão.

Santini e seu vice, John Wolthers, são surfistas e mostraram grande satisfação no evento. “A ideia é trazer o espírito Aloha para esta casa, que tem 145 anos e por onde já passaram D. Pedro II, a princesa Isabel. É mais uma conquista do surf”, disse. “Queremos criar uma estrutura para que as empresas possam se aprimorar, sair da informalidade e poder gerar mais emprego, mais desenvolvimento”, acrescentou.

Para John, que começou a surfar há 50 anos, o encontro é uma grande vitória. “Um dia memorável. Sou muito grato pelo surf, finalmente, ter entrado na Associação Comercial, que é uma casa do empresário, mas uma casa democrática. E o surf, não é só um esporte, é um segmento que gera muito dinheiro”, argumentou.

“Quando começamos a surfar, em 1964, eram 250, 500 surfistas concentrados no eixo Rio São Paulo, única região que tinha acesso ao surf. Hoje somos aproximadamente 2,5 milhões. Imagina o que isso gera, de trabalho, de emprego, de economia positiva?”, complementa John Wolthers.

O presidente da Associação Santos de Surf, Marcos Andrade, idealizador do encontro, também comemorou o resultado. “Tivemos uma adesão muito grande. E esse é o primeiro passo para criarmos uma câmara setorial aqui na Associação Comercial para discutirmos, trabalharmos o surf como negócio que é. Colaborar para que as microempresas cresçam, saiam da informalidade”, destacou Cabeça, como também é conhecido no meio do surf.

“Queremos auxiliar o setor no planejamento e elaboração de uma estrutura eficiente e incentivadora para desenvolver o mercado do surf em nossa região”, anunciou Marcos, relembrando a evolução do esporte.

Ele lembrou que ao longo do tempo, o surf passou de uma prática marginalizada a um estilo de vida, que hoje vai muito além dos limites da praia e do mar. “A indústria e o comércio do surf saíram dos quintais e das garagens e ganharam tecnologia, expertise empresarial, alcançando faturamentos antes inimagináveis. Hoje, o mundo inteiro consome surf”, explicou.

O diretor da AntiQueda elogiou o evento e suas diretrizes, comentando que o fortalecimento do segmento gera uma cadeia positiva para o esporte. “Foi importantíssimo, sobretudo o incentivo a que as micro e pequenas empresas saiam da informalidade. Assim a possibilidade de investir em atletas e eventos é maior”, relatou Paulo, lembrando que a AntiQueda está no mercado há 25 anos e hoje já conta com prédio próprio e atua em mais de 900 pontos de venda.

Para Mario Moreira, da Sthill, é fundamental o apoio da Associação Comercial de Santos para esclarecimentos e estruturação do mercado. “Há muito que crescer e com essa colaboração a expectativa é muito boa. Os parabéns à Associação Comercial de Santos e à Associação Santos de Surf com essa preocupação”, disse.

Ainda na ocasião, Carlos Argento, um dos irmãos Twin, foi homenageado, pelo pioneirismo no segmento. Ele e seu irmão, Eduardo, falecido recentemente, tiveram a primeira surf shop da região, a Twin. “Eles foram desbravadores”, elogiou John Wolthers. Aos 63 anos de idade, com 50 de surf, Carlos ficou emocionado com o reconhecimento. “Sinceramente, fico muito agradecido. Tenho certeza que o inicio foi com muito respeito e muita amizade. Por isso estou aqui sendo homenageado. Se não tivesse lutado, deixado de comer para fazer prancha, correr campeonato, viver o nosso estilo de vida, talvez não estivesse aqui”, completou.

Por:Fabio Maradei

8º Festival de Praia Ecovias 2014

O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 terá várias atrações neste domingo no Quebra-Mar, em Santos

SURFISTAS TENTARÃO RECUPERAR O RECORDE MUNDIAL DO MAIOR NÚMERO DE PESSOAS NA MESMA ONDA, QUE JÁ PERTENCEU A SANTOS

[caption id="attachment_1322" align="alignleft" width="354"]Festival de Praia Ecovias - Ricardo Saibun Festival de Praia Ecovias - Ricardo Saibun[/caption]

Natação, surf ski, passeio de SUP, disputa de manobras radicais, revezamento de remadas e o grande momento, os surfistas tentando recuperar o recorde mundial do maior número de pessoas na mesma onda. O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 terá várias atrações na manhã deste domingo (31), no famoso “Quebra-Mar”, no Parque Municipal Roberto Mario Santini, em Santos.


O evento começa às 8 horas e terá como grande destaque a nova tentativa de quebra do recorde mundial de mais surfistas "dropando” a mesma onda. A marca atual é de 110 atletas, na África do Sul, mas o feito já pertenceu a Santos, neste mesmo evento, em 2008, com 100 pessoas surfando juntas. O objetivo principal é chamar a atenção da comunidade para os efeitos alarmantes do aquecimento global.


“Os surfistas têm essa responsabilidade por ter sua diversão, seu meio de vida no mar, em contato direto com a natureza. Então, fazemos a nossa parte com essa iniciativa de conscientização”, afirma Rico de Souza, idealizador do evento, realizado em Santos, desde 2007.


O evento começa com uma demonstração de natação e surfski. “A ideia é levar mais tribos para prestigiar o evento. Acho bacana envolver atividades que possuem o mesmo habitat para a pratica. Penso muito no fomento do esporte e, neste contato entre modalidades, surge um intercâmbio onde nadadores acabam se tornando remadores, remadores em surfistas, surfistas tornando praticantes de SUP e, assim por diante”, afirma Fábio Paiva, responsável pela ação.


O Festival também contará com a parte radical, com a Porto Seguro Auto Expression Session, uma bateria valendo a manobra mais radical para surfistas de SUP, e depois a Expression Session da Associação Santos de Surf, nos mesmos moldes, só que de pranchinha. Outro atrativo será o Tag Team Vivo, um revezamento de remada em pranchas de SUP, feito em duplas.


Há, ainda, na programação o Passeio Regata Onda Limpa, com o público fazendo uma remada de três quilômetros em direção à praia do Gonzaga, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da proteção ambiental. Ainda no foco de preservação, será realizada a distribuição de duas mil mudas nativas ao público.


Todos os participantes deverão confirmar a presença no evento na sexta-feira ou no sábado, das 9 às 15 horas, junto à estrutura do evento, levando um quilo de alimento não perecível. Todos os detalhes no link do site Ricosurf.Globo.com: ricosurf.globo.com/noticias/surf/festival-de-praia-ecovias-2014/, na comunidade de Facebook:www.facebook.com/events/637820569647840/?fref=ts, pelo e-mail mkt.ricosurf@globo.com ou pelos telefones (21) 2438.4096 ou (21) 98554.6012.


O 8º Festival de Praia Ecovias 2014 é uma realização da Rico Esporte e Comunicação, com patrocínio da Ecovias, copatrocínios da Porto Seguro Auto e Vivo, com apoios da Federação Paulista de Surf, FPSUP, Associação Santos de Surf, Pioneiros Surf Club, The Surfer’s Journal Brasil, VitShop, Rádio Rock, Art in Surf, RCH Sports, Prefeitura de Santos/Secretaria Municipal de Esportes.


 Por:Fabio Maradei Crewditos:RICARDO SAIBUN



WQS Mundial Santa Catarina 2014

 

[caption id="attachment_1319" align="alignleft" width="300"]WQS Mundial Santa Catarina 2014 WQS Mundial Santa Catarina 2014[/caption]

A paradisíaca Praia da Joaquina, em Florianópolis(SC), volta ao cenário do surfe mundial em outubro, e vai ser o palco para a realização do WQS Mundial Santa Catarina 2014, evento com 6 estrelas para a categoria masculina e 5 estrelas para a categoria feminina, que acontece de 18 a 25 de outubro e irá reunir os melhores surfistas do mundo nas ondas da Joaca.

WQS Mundial Santa Catarina 2014


Por:Norton Evaldt Foto: Basílio Ruy

www.wavenews.com.br

Gabriel Medina conquista o título do Billabong Pro Tahiti

Brasileiro derrotou Kelly Slater nos tubos espetaculares de Teahupoo para festejar a sua terceira vitória na temporada e disparar na liderança da corrida pelo título mundial no Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014




[caption id="attachment_1308" align="alignleft" width="300"] Gabriel Medina/Hayden-Smith / ASP Gabriel Medina/Hayden-Smith / ASP[/caption]

O Brasil se aproxima cada vez mais do tão sonhado primeiro título mundial com Gabriel Medina, que nesta segunda-feira ganhou de Kelly Slater a decisão dos fenômenos de duas gerações do esporte nas ondas mais espetaculares do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour. O Billabong Pro Tahiti entra para a história como um dos campeonatos com os tubos mais fantásticos de todos os anos, com Teahupoo bombando ondas perfeitas de 10-12 pés na segunda-feira para o verdadeiro espetáculo na bancada de corais mais perigosa do mundo. Slater quase consegue tirar a terceira vitória de Medina na temporada em sua última onda, mas faltaram três centésimos para virar o placar que terminou em 18,96 a 18,93 pontos. Com mais 10.000 pontos no ranking, o brasileiro abre uma grande vantagem de 7.800 pontos para o segundo colocado que passou a ser Kelly Slater com o vice-campeonato no Taiti.


"Eu realmente não sei o que dizer, só que foi um dia muito especial, inesquecível para mim", disse Gabriel Medina. "Eu me sinto abençoado por estar aqui surfando com todos esses caras incríveis nestas condições perfeitas em Teahupoo. Este campeonato é muito especial e estou muito feliz pela vitória. O Kelly (Slater) é uma lenda do surfe e é a melhor sensação do mundo poder ganhar dele. As ondas estavam grandes, com tubos perfeitos e ser campeão aqui é um sentimento indescritível. Eu amo surfar e essas ondas são sensacionais. Eu quero agradecer a ASP por realizar este evento e estou muito feliz por fazer parte da história desse campeonato".




[caption id="attachment_1309" align="alignleft" width="300"]Gabriel Medina/Hayden-Smith / ASP Gabriel Medina/Hayden-Smith / ASP[/caption]

Mas, depois de tantos tubos perfeitos durante todo o dia, a decisão do título do Billabong Pro Tahiti 2014 começou com poucas ondas e chegou a ser reiniciada porque ninguém surfou nada nos primeiros 15 minutos. Aí Medina já pegou o primeiro tubo para largar na frente com nota 7,90. Slater ficou com a prioridade de escolha da próxima onda, mas perdeu quando remou para uma e não entrou. Logo Medina pega a de trás, encaixa no tubo, sai limpo e ganha 9,07. Slater falha em outra tentativa, cai e toma uma série de ondas na cabeça, mas reaparece remando para o outside, enquanto Gabriel Medina desce uma bomba e faz outro tubaço saindo com o spray para tirar nota 9,43.


Passam-se alguns minutos nos grandes intervalos entre as séries e novamente Slater erra na escolha, deixando a melhor para Medina surfar outro tubo com muita tranquilidade, mas sem mudar o seu placar de 18,50 pontos. Demorou, mas o melhor do mundo em todos em tempos achou o seu primeiro canudo para entrar na briga com nota 9,63, a maior da bateria. Mas, o brasileiro logo dá o troco em outra grande onda, despencando num buraco incrível para entrar no trilho de mais um tubo fantástico em Teahupoo. O seu primeiro 10 no Taiti não saiu, mas valeu 9.53 para abrir 9.33 pontos de vantagem sobre Slater nos 15 minutos finais.

Na primeira tentativa, o onze vezes campeão mundial entra numa onda enorme que poderia dar a virada, mas cai na saída do tubo e a prioridade de escolha da próxima ficou para Gabriel Medina. Faltando 10 minutos, os dois remam na primeira da série e Medina foi no tubo, mas acabou não completando. Aí a melhor desta vez ficou para Kelly, mas não era tão boa e a nota 8.97 não serviu, pois precisava de 9.33. No toque dos últimos 5 minutos, a prioridade era dele, mas o tempo foi passando e nada de ondas, com os dois lado a lado esperando.


Faltando 2 minutos, Slater pegou um tubaço, sumiu lá dentro, mas não saiu de novo. Ele não desiste e no último minuto ainda acha outro tubo que consegue completar e o título do Billabong Pro Tahiti ficou em suspense pela divulgação da nota desta onda. Antes disso, Kelly acenou para Gabriel Medina e foi ao encontro dele cumprimentar o cada vez mais líder da corrida pelo título mundial da temporada.

Dos cinco juízes, dois acharam que a onda valia a virada e deram 9,40, mas os outros três não e a média ficou em 9,30, com Gabriel Medina conquistando mais uma vitória inédita para a sua carreira nas ondas mais temidas do mundo por três centésimos de diferença, 18,96 a 18,93 pontos. O brasileiro faturou mais um prêmio de 100.000 dólares e 10.000 pontos no ranking, abrindo uma larga vantagem de 7.800 pontos para o novo vice-líder e Slater é o único que vai brigar pela ponta com Medina na próxima etapa, de 9 a 20 de setembro em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos.


"O que eu posso dizer? As ondas estiveram incríveis hoje (segunda-feira), com tubos perfeitos, ontem também", disse Kelly Slater. "Foi um dia incrível. Nunca vi nada assim e este dia de hoje vai ficar guardado como um dos melhores de ondas da minha carreira, sem dúvida. Parabéns ao Gabriel (Medina). Ele estava surfando muito bem durante todo o evento e, especificamente, na final. Ele está fazendo uma grande temporada e agora é me preparar para Trestles (próxima etapa em setembro nos Estados Unidos) e eu estou ansioso para ver como será o restante deste ano. Promete ser emocionante como foi esse evento aqui no Taiti".


MESMOS ADVERSÁRIOS - Gabriel Medina começou a temporada vencendo a primeira etapa na Gold Coast, Austrália, depois perdeu a ponta para Slater no Billabong Rio Pro no Brasil, mas recuperou com outra vitória espetacular e inédita nas Ilhas Fiji. Ele já havia confirmado o primeiro lugar no ranking logo no seu primeiro show nos tubos de Teahupoo na segunda-feira, quando conquistou a segunda vaga direta para as quartas de final contra o norte-americano Kolohe Andino e o australiano Bede Durbidge. Depois, ele acabou reencontrando os dois em seu caminho para a decisão do título no WCT do Taiti, pois ambos aproveitaram a segunda chance de classificação na repescagem.

Foi nesta fase que saiu a primeira nota 10 do dia, para o australiano Owen Wright na última bateria. A segunda nota máxima veio em seguida, na abertura das quartas de final para Bede Durbidge superar o defensor do título do Billabong Pro Tahiti, Adrian Buchan, por um incrível placar de 19,87 a 19,00 pontos. No duelo seguinte, Gabriel Medina derrotou de novo o norte-americano Kolohe Andino surfando os melhores tubos que entraram na bateria. E fez o mesmo contra Bede Durbidge nas semifinais, garantindo a primeira vaga na decisão por massacrantes 18,67 a 4,17 pontos.


SEMIFINAL ELETRIZANTE - Teahupoo parece ter reservado o seu melhor dia de ondas para fechar o Billabong Pro Tahiti em condições épicas na segunda-feira. Foram muitos tubos espetaculares surfados durante o dia, várias baterias decididas por pequenas diferenças com notas na casa dos 9 pontos, um verdadeiro espetáculo em cada bateria. A mais incrível de todas foi a semifinal entre Kelly Slater e John John Florence, reeditando a decisão do último Billabong Pipe Masters. O resultado foi o mesmo, com Slater vencendo, mas depois de outro longo suspense pela divulgação da nota da última onda, que foi mais um tubaço dos muitos que o havaiano surfou em Teahupoo.

O duelo foi eletrizante do início até o fim, com os dois pegando ótimas ondas logo no primeiro minuto. Foram dois tubos parecidos e o do Slater valeu nota 10, contra 9,90 do John John. O havaiano chegou a assumir a ponta, até Kelly completar outra onda boa para tirar 9,77 e carregar a liderança até John John surfar outro tubo incrível no último minuto. Ele precisava de 9,88 para vencer e os dois ficaram longos minutos aguardando o resultado, com a média ficando em 9,87, igualando os 19,77 pontos de Slater. Como o desempate é na maior nota, o dez da primeira onda da bateria acabou definindo a última vaga para a grande final.


TOP-34 PARA O WCT 2015 - O resultado do Billabong Pro Tahiti provocou duas mudanças de nomes entre os 22 primeiros colocados no ranking que são mantidos na elite dos top-34 para o Samsung Galaxy ASP World Tour de 2015. As trocas envolveram quatro australianos. Adrian Buchan e Kai Otton entraram no G-22 do WCT e Adam Melling e Matt Wilkinson saíram. Melling ainda está garantindo a sua permanência entre os dez indicados pelo ASP Qualifying Series, mas Wilkinson ficou de fora da zona de classificação pelos dois rankings.

No momento, oito brasileiros estão na lista provisória dos top-34 para o ano que vem, um a mais do que neste ano. Metade pelo ranking principal, o líder Gabriel Medina, Adriano de Souza em sétimo lugar, Miguel Pupo em vigésimo e em 21.o o também paulista Filipe Toledo, que ficou tratando uma contusão no tornozelo e não foi competir no Taiti. O potiguar Jadson André está fora dos 22, mas é um dos quatro do Brasil no G-10 do ASP QS, junto com os paulistas Wiggolly Dantas e os catarinenses Tomas Hermes e Willian Cardoso.

RESULTADOS DO ÚLTIMO DIA DO BILLABONG PRO TAHITI:
Campeão: Gabriel Medina (BRA) por 18,96 (notas 9.53+9.43) - US$ 100.000 e 10.000 pontos
Vice-campeão: Kelly Slater (EUA) com 18,93 pontos (9.63+9.30) - US$ 40.000 e 8.000 pontos


SEMIFINAIS - 3.o lugar com US$ 20.000 e 6.500 pontos:
1.a: Gabriel Medina (BRA) 18.67 x 4.17 Bede Durbidge (AUS)
2.a: Kelly Slater (EUA) 19.77 (10.0) x (9.90) 19.77 John John Florence (HAV)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar com US$ 15.000 e 5.200 pontos:
1.a: Bede Durbidge (AUS) 19.87 x 19.00 Adrian Buchan (AUS)
2.a: Gabriel Medina (BRA) 17.27 x 15.27 Kolohe Andino (EUA)
3.a: John John Florence (HAV) 19.67 x 17.76 Dion Atkinson (AUS)
4.a: Kelly Slater (EUA) 19.80 x 16.10 Owen Wright (AUS)

QUINTA FASE - REPESCAGEM - Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar com US$ 12.500 e 4.000 pontos:
1.a: Bede Durbidge (AUS) 15.40 x 14.66 Michel Bourez (TAH)
2.a: Kolohe Andino (EUA) 15.53 x 6.16 Tiago Pires (PRT)
3.a: Dion Atkinson (AUS) 19.33 x 14.77 Kai Otton (AUS)
4.a: Owen Wright (AUS) 19.87 x 12.83 Brett Simpson (EUA)

QUARTA FASE - Vitória=Quartas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: 1-Adrian Buchan (AUS)=14.66, 2-Michel Bourez (TAH)=13.73, 3-Tiago Pires (PRT)=6.84
2.a: 1-Gabriel Medina (BRA)=17.37, 2-Kolohe Andino (EUA)=15.57, 3-Bede Durbidge (AUS)=9.00
3.a: 1-John John Florence (HAV)=18.16, 2-Kai Otton (AUS)=12.10, 3-Brett Simpson (EUA)=8.67
4.a: 1-Kelly Slater (EUA)=19.44, 2-Owen Wright (AUS)=16.74, 3-Dion Atkinson (AUS)=12.50


TOP-22 DO RANKING DO SAMSUNG GALAXY ASP WORLD TOUR 2014 - 7 etapas:
1.o: Gabriel Medina (BRA) - 46.150 pontos
2.o: Kelly Slater (EUA) - 38.350
3.o: Joel Parkinson (AUS) - 36.150
4.o: Michel Bourez (TAH) - 34.500
5.o: Mick Fanning (AUS) - 34.400
6.o: Taj Burrow (AUS) - 33.700
7.o: Adriano de Souza (BRA) - 30.600
8.o: Kolohe Andino (EUA) - 27.700
9.o: Nat Young (EUA) - 27.650
10: Owen Wright (AUS) - 24.900
11: Josh Kerr (AUS) - 24.000
12: John John Florence (HAV) - 23.950
13: Bede Durbidge (AUS) - 22.700
14: Jordy Smith (AFR) - 18.900
15: Julian Wilson (AUS) - 15.750
16: C. J. Hobgood (EUA) - 15.450
17: Fredrick Patacchia (HAV) - 15.250
18: Sebastian Zietz (HAV) - 14.450
18: Adrian Buchan (AUS) - 14.450
20: Miguel Pupo (BRA) - 14.200
21: Filipe Toledo (BRA) - 13.000
22: Kai Otton (AUS) - 12.000

——-outros brasileiros:
27: Alejo Muniz (BRA) - 10.700 pontos
29: Jadson André (BRA) - 8.500
35: Raoni Monteiro (BRA) - 3.500


Por:João Carvalho

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Gabriel Medina campeão do Billabong Pro Tahiti

Gabriel Medina campeão do Billabong Pro Tahiti Em Teahupoo

Gabriel Medina venceu o Norte-Americano Kelly Slater e fica com o título do Billabong Pro Tahiti , e dispara na liderança do ranking mundial da ASP. Em uma final emocionante disputada até a última onda, o Fenômeno brasileiro Gabriel Medina mostrou muito surf, vencendo Kelly slater. Com o resultado, o brasileiro continua como líder do ranking.

[caption id="attachment_1158" align="alignleft" width="300"]Gabriel Medina Foto:kirstin Gabriel Medina Foto:kirstin[/caption]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rip Curl Guarujaense de Surf 2014

Eduardo Motta luta pelo tetra no Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 

[caption id="attachment_1286" align="alignleft" width="341"]Eduardo Motta Foto: SILVIA WINIK Eduardo Motta Foto: SILVIA WINIK[/caption]

Principal nome entre os “caçulas” de Guarujá, o surfista Eduardo Motta pode garantir um feito inédito no Rip Curl Guarujaense. O circuito terá a sua terceira e última etapa no sábado e domingo (30 e 31), em praia a ser definida no meio de semana, de acordo com a previsão das ondas. Das nove categorias em disputa, Mottinha pode comemorar títulos em duas.

Ele está muito próximo do tetracampeonato na estreantes (até 12 anos) e pode fazer uma dobradinha, levando a iniciantes (no máximo 14 anos). O competidor que este ano já faturou o caneco no Rip Curl Grom Search, justamente em Guarujá, e defende o título paulista em sua categoria, mostra tranquilidade ao falar de novas conquistas. “Vou surfar, tentando a vitória, como sempre. O Rip Curl é um campeonato forte e quero garantir esses dois títulos”, afirma o atleta da Prainha Branca.

Na estreante, ele lidera com 1.900 pontos, com uma vitória e um segundo lugar, enquanto que na iniciante tem 100% de aproveitamento. O caminho para os novos triunfos estão mais fáceis, porque seu principal rival, Mateus Lima, vice nas duas, é de Itanhaém, e não pode erguer as taças de campeão municipal. “O Mateus vem sendo um grande adversário”, comenta Eduardo Motta.

Além das disputas para os surfistas mais novos, a estreante e a iniciante, o Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 conta com as categorias open, júnior, mirim, feminina, master, longboard, e stand up paddle (SUP) wave. A etapa final também reserva um momento mais do que especial, a disputa para definir o supercampeão do Circuito. Todos os campeões municipais (exceto estreante, feminina e SUP) voltam ao mar numa bateria, valendo um prêmio especial, uma viagem para a para a Indonésia, com passagens aéreas e hospedagem durante dez dias na ilha de Bali.

“Um prêmio que qualquer surfista quer. Com certeza, teremos mais uma etapa muito disputada, de alto nível. Desde a nova geração, como é o caso do Eduardo Motta até os mais velhos, como o Jojó de Olivença, por exemplo, um bicampeão brasileiro profissional, ex-integrante do WCT e que prestigia o nosso Circuito”, afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl, lembrando que o evento conta com diversas ações, como a arrecadação de alimentos na inscrição, para a doação para instituição social, e a distribuição de mudas de árvores nativas ao público.

O Rip Curl Guarujaense de Surf 2014 tem patrocínio da Rip Curl, copatrocínios da Prefeitura Municipal de Guarujá e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Apoios da Shaper Neco Carbone, Academia Flex, Shaper Helio Coconuts, Seeds of Sea Surfboards, Wave Shape Center, Skygraf do Brasil, Náutica Tintas Fiberglass, Malhas Sticle, Aquarela do Brasil Tinturaria. Supervisão da Federação Paulista de Surf. Cobertura da Hardcore. Divulgação da FMA Notícias. Realização da Associação de Surf do Guarujá.

Por;Fabio Maradei

CONSURF 2014

O Congresso da Gestão do Surf está marcado para os dias 02, 03 e 04 de setembro, e reúne profissionais e empresários num ciclo de palestras e debates sobre o esporte




[caption id="attachment_1278" align="alignleft" width="321"]Consurf 2014 Consurf 2014[/caption]

Na próxima semana, de 02 à 04 de setembro, acontece a segunda edição da CONSURF – Congresso da Gestão do Surf, evento que vai reunir um time de grandes profissionais do esporte, onde estarão palestrando e debatendo o atual momento do surfe catarinense e mundial.


Além das palestras e debates, também acontece o seminário de arbitragem em surfe com curso de formação de novos árbitros, ministrado por Jordão Bailo Jr.  Diretor Técnico da CBS – Confederação Brasileira de Surfe.


Entre os convidados para palestrarem estão o Sr. Klaus Kaiser, Tour Manager da ABRASP – Associação Brasileira de Surf Profissional, que abre o ciclo de palestras falando sobre a História da ASP – The Association of Surfing Professional e sua metodologia, e também sobre o novo cenário do surf mundial.


O empresário Affonso Eggert , proprietário da marca Oceano Surf Wear, repassa um pouco de sua experiência e fala sobre a criação da marca e sua trajetória vencedora.


O Departamento de Educação Física da Univille estará representado pelo Professor Pedro Morales, que estará explanando sobre os Treinamentos Físicos Adicionais para os atletas, visando força, equilíbrio, resistência e flexibilidade, na busca de melhores performances.


A abertura da segunda CONSURF é no dia 02 de setembro, as 19:00 hs no palco da Arena Multiuso no Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC. Para mais informações acesse www.consurf.com.br.


PROGRAMAÇÃO DA CONSURF


Dia 02/09/2014  -   ( Terça Feira)


19h      - Abertura do evento


19:30   - Palestra Klaus Kaiser


21h      - Apresentação da empresa Surf no Pé Escola de Surf


21:40   - Palestra com Affonso Eggert  - Oceano Surf Wear


Dia 03/09/2014   -   (Quarta Feira)


19:30 – Palestra  - Depto. de Educação Física da Univille com Professor Pedro Morales.


20:15 – Fórum/ Debate


·       O atual cenário do surf no Brasil


·       Causas e consequências


Dia 04/09/2014  -   (Quinta Feira)


19h - Seminário de Arbitragem em Surfe.


20h – Curso de Formação de novos árbitros


 Por:Norton Evaldt